CAFEÍNA E MUITAS DOSES DE ANTIOXIDANTE

18 Mar

Se a gente já tem o maravilhoso hábito de se “cafeinar” constantemente, imaginem agora com essa notícia: um estudo da Univesidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo Embrapa Café, explorou aspectos relacionados  à capacidade antioxidante do café, e a boa notícia é que o CAFÉZINHO, esse item indispensável na mesa dos brasileiros,  e tão apreciado por nós, tem muitos componentes antioxidantes.

Quando falamos em café é natural que as pessoas só consigam relacionar a bebida com a cafeína,  mas o que  não era de conhecimento geral até agora é que seus grãos  possuem apenas de 1% a 2,5 % de cafeína e muitos outros componentes em maior quantidade  como minerais, vitamina B3, polissacarídeos, gorduras, aminoácidos e antioxidantes, como os ácidos clorogênicos, substâncias naturais responsáveis por grande parte da atividade antioxidante do café.

Café e grãos

Foto:  Inhabitat

Segundo a professora e pesquisadora Adriana Farah, do Núcleo de Pesquisa em Café Professor Luiz Carlos Trugo – Nupecafé, que pertence ao Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, os ácidos clorogênicos pertencem à mesma classe dos antioxidantes do vinho e são comumente encontrados nos grãos verdes de café na proporção de 5% a 9%, dependendo da espécie, ou seja há nos grãozinhos da bebida quantidade de antioxidantes  três a cinco vezes maior que a cafeína.

Para quem não sabe  antioxidantes são considerados aliados da saúde e da qualidade de vida do ser humano por neutralizarem a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo uma série de doenças. Um estudo realizado pela professora Adriana Farah com um  programa de pesquisa coordenado pela Embrapa Café, mostrou que o teor de ácidos clorogênicos na bebida, e consequentemente sua capacidade antioxidante, depende de uma série de fatores, tais como genética, processamento pós-colheita, método e grau de torrefação, tamanho das partículas do café moído e do método de preparo da bebida.

Plantação Café Fzenda Cachoeira. Sul de Minas. Foto: DoDesign. Fazenda Cachoeira no Sul de Minas Gerais.

A pesquisadora tem ótimos resultados  sobre a importância desses compostos na saúde humana e mostra que, mesmo após a perda resultante do processo de torrefação, os teores restantes são consideráveis e fazem com que o café seja um dos produtos responsáveis pela capacidade antioxidante na dieta do brasileiro.

Com essa notícia ficamos ainda mais animados, “cafeínados” e agora ainda mais saudáveis. Comemoramos com com café, é claro!

Saudações para todos os amigos Girocoffee!

Até a próxima!

Silvia e Daniel

Fonte: Embrapa

One Response to “CAFEÍNA E MUITAS DOSES DE ANTIOXIDANTE”

  1. ISABEL CRUZ 20/03/2014 at 9:34 am #

    Silvinha , tel Dr. Enio, aguardando, bjs.

    Date: Tue, 18 Mar 2014 23:55:26 +0000 To: isabelccruz@hotmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: