CHÁ DA TARDE NO RITZ EM LONDRES – PARTE 2

27 Jan

Boa noite amigos! Promessa é dívida, demorei mas voltei para contar os detalhes do CHÁ DA TARDE NO RITZ. Se você não leu meu primeiro post sobre nosso chá no último dia 19, sugiro que retorne no blog e clique em NOSSO CHÁ DE REALEZA NO RITZ para saber o começo da história, inclusive porque tem fotinhos lindas da princesa Valentina (rs), mas se você só está interessado mesmo nas dicas do lugar, comidinhas, chá, etc… fique por aqui.

Só para recapitular, o CHÁ DA TARDE NO RITZ é considerado o melhor de Londres e um dos 10 melhores do mundo, e não existe nada mais tradicional na cidade do que tomar um CHÁ DAS 5. Por aqui você vai encontrar inúmeras casas de chá espalhadas pela cidade, além disso é possível encontrar o “ritual do chá da tarde” em hotéis e restaurantes,  e de modo geral nos  pubs e cafeterias sempre tem opções de chás no menu, então não tem desculpa para não apreciar essa maravilha inglesa, onde você estiver com certeza encontrará um cházinho gostoso.

IMG_0652                                                                   CHÁ DO RITZ

As casas de chá costumam ser bem concorridas, e no RITZ existe uma espera de até 3 meses para conseguir um horário no “The Palm Court” como é chamada a Sala de Chá do Hotel, pasmem (3 MESES)  caso você queira uma reserva para o fim de semana. Durante a semana também é muito concorrido e dependendo da data pode demorar pelo menos alguns dias ou semanas para conseguir uma vaga, mas costuma ser mais fácil,  imaginem que é o chá da tarde mais conhecido do mundo, então prepare-se para não perder a oportunidade,  RESERVE COM ANTECEDÊNCIA, essa é a dica número 1.

A dica número 2 é:  Capriche no visual para ir ao RITZ, as pessoas realmente vão bem vestidas  ao The Palm Court. O dress code (indicação de como se vestir) já exige terno e gravata para os homens e proíbe jeans para homens e mulheres, então já pressupomos que os visitantes irão elegantemente vestidos. Óbvio que não é festa de gala, não vi ninguém de vestido longo ou casquete na cabeça (rs), mas vi casacos de pele e até brilhos e paetês. Sinceramente, você vai ver de tudo, porque são pessoas do mundo inteiro, mas eu acho que o que usaríamos para ir a um coquetel no Brasil, o conjunto tailler ou vestido + salto alto está de acordo e de bom tamanho… o importante é lembrar que homens precisam terno e gravata,  e jeans nem pensar.

Dica número 3: A julgar pela qualidade das fotos do meu post já deu para perceber que não fotografamos com uma câmera boa né? Foi tudo com nossos celulares… pois é, a “esperta” aqui não levou a câmera fotográfica porque achou que não era permitido fotografar. Quando chegamos observei que não tinha uma “pessoínha” sequer naquele salão que não portasse uma câmera a tira-colo (é exagero, mas muita gente estava fotografando), vi até umas senhorinhas fofas filmando. Prometo que nunca mais eu  saio da minha “Bat-caverna” sem máquina, se não puder fotografar pelo menos ela vai dar uma voltinha com a gente…

IMG_0649                                                  TETO DO THE PALM COURT

Entramos no salão.  Nossa mesa já estava estrategicamente montada numa das laterais da sala, encostada  em uma lindíssima escultura dourada. A cadeirinha da Valentina já ocupava um dos lugares da mesa e quando o Dani viu a quantidade de porcelanas finíssimas começou a entrar em pânico. Eu só ouvi: “Eu acho que não deveríamos ter trazido a Valentina…” (rs). Olhamos para um lado, para o outro, e só a gente com criança. Tentei me acalmar para não deixá-lo ainda mais nervoso, e fiz um discurso do tipo:”Vai dar tudo certo, ela tinha que estar com a gente nessa comemoração…” Nessas situações um segura o outro, senão a gente “pira”, além do mais eles permitiam crianças e montaram uma estrutura para nos atender, então tínhamos que tentar aproveitar ao máximo.

Em todo caso em 30 segundos fiz “reza dinâmica”,  tipo leitura dinâmica mesmo, rezei 7 “Pai Nossos” e  trezentas “Ave Marias”, que também é mãe e entende o que a gente passa, e pedi para nossa princesa se comportar literalmente como uma princesa da Corte Britânica, para não termos que ir embora mais cedo. E foi dada a largada: meu desafio era tomar chá, champagne, chá, champagne, observar todo aquele salão, as comidinhas, as pessoas, degustar as delícias, tirar fotos para o Girocoffee, e controlar uma criança de 1 ano e 7 meses. Vou ser sincera, me parecia mais fácil plantar bananeira em um avião enfrentando uma turbulência do que segurar a Valentina por 2 horas sentada na cadeira. Mas lá fomos nós com fé que a noite seria LINDA, como o dia começou.   

DaniDaniel com sorriso “meio amarelo” ainda com medo da Valentina fazer “escândalo” coisa bem comum na idade dela, ou querer sair correndo no meio do salão, coisa que ela adora fazer, ou derrubar alguma louça caríssima do século passado, aí sim estaríamos perdidos.

Chá 4                                     ESCULTURA AO LADO DA NOSSA MESA 

IMG_0656                      Valentina alimentando seus cachorrinhos.

Chá 2                                                                  DETALHES

Mas aí a noite começou lindamente, brindamos nossos 6 anos de casamento e meu aniversário e  a essa altura do campeonato eu já estava impressionada com a mesa, nunca tomei um  chá com tanto requinte e sofisticação, tudo servido em prata, cristais e porcelana fina. Observando os detalhes víamos em tudo a marca do Ritz, nos guardanapos de linho, louças, taças, até na prataria tinha o símbolo do Hotel. Vejam as fotinhos abaixo!

IMG_0666                                DETALHE DA MARCA DO RITZ NAS TAÇAS

IMG_0664                SÍMBOLO DO HOTEL NO TOPO DA CHALEIRA DE PRATA 

Acho que um dos momentos mais bacanas é a escolha do Chá, eles tem um menu especial com uma seleção impressionante de blends, eu que estava mais compenetrada em distrair minha pequena do que qualquer outra coisa não aproveitei muito esse momento, bati o olho e escolhi uma infusão de Jasmine com flores, sem nem olhar os demais, o garçom nos contou  posteriormente que era um dos melhores do cardápio, que SORTE, era realmente maravilhoso. Eles trazem um bulê individual para cada um,  e permitem que você troque ao longo do serviço para conhecer outros sabores, eu me mantive no meu floral do início ao fim, era deslumbrante e harmonizou muito bem com tudo o que degustei.

IMG_0659

IMG_0651                    SELEÇÃO DE BLENDS DE CHÁS. SENSACIONAL! 

IMG_0653              MEU CHÁ DE JASMINE SERVIDO PELO MARIDÃO 

E as comidinhas? Senhor, que maravilha dos deuses,  em uma bandeja de porcelana de 3 andares eles servem uma  seleção de finger sanduíches de diversos sabores, o que eu mais gostei foi o de salmão; depois vem os scones quentinhos, uma espécie de mini pãezinhos super tradicionais servidos com geléia e creme de manteiga, esse é para comer ajoelhado,  e por fim uma seleção de doces, que também estavam deliciosos, especialmente o de banana, que é o lançamento. Durante todo o serviço um garçom passa com um carrinho entre as mesas servindo  2 tipos de bolos, um estilo caseiro, e outro recheado.

IMG_0658                                                   DOCES 

IMG_0657                                      FINGER SANDUÍCHES

IMG_0663       Bolo de chocolate, cobertura de macadâmia com amêndoas

Ah,  e o final da “TARDE DE CHÁ NO RITZ”  teve “gran finale“, cereja no bolo, ou seja, terminou com chave de ouro: maridão encomendou um bolo especial para mim, e ao som do Piano ouvi Happy Birthday com todo o salão cantando junto e aplausos no final, e quem soprou a velinha foi nossa Valentina, QUE SE COMPORTOU COMO UMA VERDADEIRA PRINCESA, brincou com seus cachorrinhos, seus brinquedinhos, comeu passas, pãezinhos e não saiu nem um momento da sua cadeirinha.  Se alguém conseguir imaginar um aniversário mais feliz do que esse me conte, porque meu niver DUPLO de 2014 foi simplesmente perfeito, com surpresinhas, muito chá e AMOR.

Bolo                                      MEU BOLO SURPRESA

Nina, Mamis, Papis                          FAMÍLIA GIROCOFFEE SUPER FELIZ!!!

Temos vídeo do Parabéns mas postarei depois.

SERVIÇO E INFORMAÇÕES: 

Site: http://www.theritzlondon.com/tea.html

Endereço: 150 Piccadilly, London W1J 9B

Tel: +44 (0) 20 7493 8181

Queridos, espero que continuem nos acompanhando nas nossas aventuras e que todos possamos ter sempre MARAVILHOSAS TARDE DE CHÁS, independente de ser na Terra da Rainha ou não.

Até a próxima!

Silvia

4 Responses to “CHÁ DA TARDE NO RITZ EM LONDRES – PARTE 2”

  1. Gisele Martensen 28/01/2014 at 7:00 am #

    Encantada elevada à décima potência. Que emoção senti ao ver meus sobrinhos e minha sobrinha neta nesta narrativa de conto de fadas. Estou a saborear tudo por meio das fotos. Sensacional. Viva longa à família Girocoffe. Abraços e beijinhos da Gi.

    • Silvia Lourenço 28/01/2014 at 8:04 am #

      Obrigada pelo carinho Gi e pela mensagem! Adoramos!

  2. Adriana 04/02/2014 at 10:35 pm #

    Olá! Estou indo para Londres em maio de 2014 e acabei de fazer a minha reserva do chá-da-tarde (sem champanhe) no Ritz. Gostaria de saber (só por curiosidade) se eles colocam 2 “torres” de 3 andares com essas comidinhas caso vá um casal, ou se eles colocam apenas uma. Outra dúvida: eles repõem os pães quentinhos? E os doces? É preciso pedir ou eles repõem logo que vêem acabando?

    Não vou mentir: estou babando na foto dos doces do “último andar” e, do jeito que tenho olho grande, não vai dar pra eu e meu marido não. kkkkkkkkkkkkkkk

    Aguardo resposta!

    • Silvia Lourenço 06/02/2014 at 7:21 am #

      Bom dia Adriana, em primeiro lugar muito obrigada por acessar nosso blog, seja bem vinda! Sobre o chá, eles colocam apenas uma “torre” para o casal, são 3 andares, primeiro eles colocam os sanduíches e os doces e depois chegam os stones quentinhos. Logo no início do serviço o garçom avisa que pode repetir sanduíches e doces. Vou ser sincera, nós comemos bem, e nesse dia eu mal havia almoçado por conta da correria, e foi mais do que suficiente, saímos de lá muito satisfeitos, sem condições de comer mais nada. Durante o serviço um garçom passa com um carrinho com 2 tipos de bolos diferentes, um tipo caseiro e outro recheado, que também são muito bons e você pode repetir. Nós repetimos só os sanduíches, e mal conseguimos comer os doces, nos sentimos obrigados a experimentar mas a essa altura nós já estávamos mais do que satisfeitos. Quando nossos sanduíches terminaram um garçom veio com uma badeja e nos ofereceu mais, não foi preciso chamá-lo, em relação aos stones e doces não tivemos reposição porque nossa “torre” não esvaziou. Acredite, vai ser uma experiência muito especial para vocês! Depois passe por aqui para nos contar ou nos envie uma foto de vocês para postarmos no Blog. DIVIRTAM-SE E ÓTIMA VIAGEM A LONDRES, A MELHOR DE TODAS AS TERRAS, na nossa opinião é claro, rs!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: