O Método GiroCoffee de avaliação de cafés

25 May

Ah como eu adoro um café!
Uma das vantagens de gostar de café é que mesmo existindo diversas variedades de grãos, métodos de colheita distintos em cada região, uma torrefação específica, e a moagem certa para cada tipo de preparo,  sua apreciação é muito mais simples e menos “nariz empinado” que a do vinho.
Não vou entrar em detalhes explicando cada etapa da avaliação dos cafés, quando o que importa para mim é se eu gostei ou não. Por isso estou criando o MÉTODO GIROCOFFEE DE AVALIAÇÃO, que terá como índices: aspecto visual da espuma, amargura e gosto residual, e futuramente se ainda for necessário criarei mais alguns tópicos.
Já existem lugares que  minhas notas mentais  consideram o café delicioso e outros que considero ruim ou horrível, por exemplo: as máquinas Tok Take,  que preparam todos os tipos de bebidas parecem mais com um pato, faz tudo mas não faz nada bem (o pato não voa, não nada e tampouco anda direito): na Tok Take  nenhuma bebida é excelente (e talvez nem seja essa a intenção, afinal ela é uma espécie de fast food dos cafés). O café até tem um aspecto bonito, com a espuma homogênea e o cheiro delicioso, mas o gosto é muito amargo, de fazer careta, e depois fica aquele amargo na boca.
Mesmo com uma regulagem adequada, o problema é o processo, que nunca poderá ser  comparado a uma máquina de espresso, começando pela água, que vem direto da torneira, grão/blends com foco no volume/preço = custo de locação. Uma equação difícil de balancear, impossível um café de qualidade. De 1 a 4, para mim é nota 2, nada que se compare aos cafézinhos e grãos especiais que estamos acostumados. De qualquer forma é isso aí, tem quem gosta e de vez em quando até a gente se arrisca.

Abs,

Daniel

2 Responses to “O Método GiroCoffee de avaliação de cafés”

  1. Josué Pires 03/06/2011 at 8:31 pm #

    Interesante o texto.

    O melhor que bebi foi o Toko. Mas tem que saber prepará-lo. Tem um segredo bobo, mas tem.

    Abraço fraternal.

    • Daniel Zanetti 04/06/2011 at 12:16 am #

      Oi Josué, tudo bem?
      Onde posso achar esse Toko? Quero provar da maneira “normal” e depois vc me ensina o segredo.
      abs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: